Júlio Resende - músico, pianista e compositor português, natural de Faro.
Começa a tocar piano aos 4 anos e, logo que integra o Conservatório para a formação em música Clássica, descobre que não fica satisfeito em ser apenas um intérprete de peças musicais em que não pudesse improvisar.
Júlio Resende conta já com cinco álbuns editados, num percurso que se inicia na música Clássica, amadurece no Jazz e chega agora ao Fado, numa harmonia perfeita que faz parecer o encontro destes dois géneros musicais, a mais óbvia das fusões.
O intenso e muito relevante percurso pelo universo do jazz leva-o a pensar a improvisação sobre outros géneros musicais, como é o caso do Fado, onde cruza tradição com modernidade e lança, a partir do seu piano, um novo olhar sobre a canção portuguesa.
Baseando-se em alguns dos temas mais populares de Amália Rodrigues – a Diva do Fado – Júlio Resende apresenta um novo desafio: trazer o Fado ao piano; cantar as melodias com o piano em vez de as acompanhar apenas; com o piano expressar tudo o que o Fado significa.
Amália por Júlio Resende editado em 2013 pela Valentim de Carvalho, foi unanimemente aclamado por toda crítica musical portuguesa e recebeu CHOC DISC*****5 Estrelas pela prestigiada revista francesa CLASSICA, que classifica os que melhores músicos e instrumentistas do mundo.
Talentoso e criativo improvisador, Júlio vai mais longe e arrisca um dueto (im)possível com Amália, servindo a voz da Diva com o seu piano no tema “Medo”. 15 anos depois do desaparecimento de Amália Rodrigues, Júlio Resende convence a Valentim de Carvalho (editora de Amália) e, pela primeira vez em toda a história, um músico é autorizado a tocar com a voz da Diva.
Na sequência do seu primeiro projecto a solo onde integra Fado e Jazz, Júlio Resende lançou no passado mês de Novembro, o seu quinto álbum – Fado & Further.
Sem as protecções do estúdio, este disco foi gravado durante os concertos da tournée que Júlio Resende realizou entre 2014 e 2015. O disco conta com duas partes, uma a solo, em que o pianista nos traz novas visões sobre o cancioneiro fadista, um tema original, e um tema tradicional hispânico, e outra parte com a participação da cantora espanhola Sílvia Pérez Cruz que cantou com Resende no Grande Auditório da Gulbenkian em Lisboa, e é considerada pela crítica e a opinião pública a melhor cantora de Espanha da actualidade.