Com mais de duas décadas de experiência no ensino da música, a Academia de Música Valentim de Carvalho oferece uma alternativa única aos conservatórios e instituições similares.
Apoiados por um corpo docente dinâmico e altamente qualificado, capaz de abranger uma ampla diversidade de estilos e sensibilidades musicais, encaramos o ensino da música como um complemento essencial ao desenvolvimento pessoal dos nossos alunos. A nossa prioridade é estimular a motivação e o entusiasmo, capacitando os estudantes a envolverem-se plenamente na aprendizagem de uma vasta gama de disciplinas musicais.
Para além do ensino especializado de instrumentos - realizado por professores com ligações profundas a diversos géneros e tradições musicais - damos especial ênfase ao trabalho em grupo. Através de atividades como combos, ensembles e coro, os alunos exploram a riqueza da criação musical coletiva, descobrindo meios de expressão próprios em géneros que vão desde o Pop e o Rock até ao Clássico e ao Jazz.
Na Academia de Música Valentim de Carvalho, a nossa missão é inspirar uma paixão duradoura pela música, adaptando-nos sempre aos gostos e aspirações individuais de cada aluno.
A História
... Há 25 anos atrás surgem as suas escolas de Música, que apostaram numa oferta educativa alternativa aos Conservatórios e escolas afins. Assim, o uso de instrumentos electrónicos e de novas tecnologias veio dar uma "lufada de ar fresco" no panorama geral do ensino da Música.
Na nossa oferta privilegiamos a Música como complemento educativo, a preparação de jovens tendo em vista a formação de diversos tipos de agrupamentos musicais (dos mais variados estilos), sem esquecer uma área especialmente querida e que tem demonstrado grandes resultados, que é a Iniciação Musical de crianças a partir dos 4 anos, através de uma metodologia desenvolvida pela Yamaha Music Foundation.
Do Popular ao Jazz, sem esquecer o ensino mais tradicionalista de instrumento, em aulas individuais e/ou de conjunto (combos, coro, ensembles de percussão, de guitarra, etc.) fazemos as fronteiras da nossa área de intervenção educativa.
Reconhecemos a importância de dar aos nossos alunos a possibilidade de se apresentarem, publicamente, o maior número de vezes possível. Sabemos que os nossos estudantes sentem uma responsabilidade acrescida pelo facto de lhes ser facultada essa possibilidade e que isso tem implicações positivas no seu rendimento e na sua motivação para a Música. Por tudo isto, procuramos estabelecer parcerias e protocolos de cooperação com diversas instituições e empresas do meio envolvente, tendo em vista promover na comunidade o trabalho dos nossos professores e alunos. Assim, já apresentamos em vários locais e várias vezes o trabalho dos nossos Coros, Combos de Jazz, alunos individuais em variadíssimos locais. Uma selecção de todo este trabalho é apresentada num concerto que organizamos no final de cada ano lectivo.
Para atingirmos os nossos objectivos contamos com um corpo docente jovem e habilitado (mestres, mestrandos, licenciados, bachareis e professores com os Cursos do Conservatório) em diversas instituições nacionais e estrangeiras, que se dedicam, sem complexos, à Música que não é contemplada pelos Conservatórios e que a "Onda Jovem" procura como forma de ocupação dos seus tempos livres e, por vezes, mesmo como via profissionalizante.
Apesar do nosso posicionamento em relação às escolas oficiais, orgulhamo-nos de ter acolhido um número considerável de jovens na sua formação inicial, de ter contribuído, de forma decisiva, para o seu prosseguimento de estudos nos mais diversos cursos de música das universidades portuguesas (e até mesmo no estrangeiro), e de constatar que eles têm hoje uma carreira profissional de reconhecido valor.
Ainda no âmbito das preocupações motivacionais acima referidas, a Escola vê como uma prioridade a colaboração com outras instituições com actividade na area musical - bares, salas de espectáculos e, mesmo, festivais - de forma a porporcionar aos seus alunos experiências em palco, onde ao tocarem para o público e ao sentirem a sua reacção encontram o incentivo extra para continuar e aprofundar os seus estudos.