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Academia de Música

Cursos

Iniciação Musical

Fazer música é uma questão familiar.

Os pais transmitem à criança o sentimento de interesse por ela e por aquilo que ela faz.

Dos 4 aos 6 anos a formação musical com "Max & Mia no País Maravilhoso da Música" dá-se continuamente e prepara-se metodicamente o futuro para a aprendizagem de um instrumento a partir dos 6 anos.

Os aspetos importantes destas aulas são cantar, na sua variedade tonal e conhecer os diferentes instrumentos musicais, assim como trabalhar os exemplos de modelos propostos pelos professores.

Cada aluno terá na sala de aula um teclado.

Cursos Infantis

Em todos estes cursos os alunos tem aula de Instrumento Individual + 1 Aula de Formação Musical em grupo

  • Acordeão
  • Baixo
  • Bateria
  • Canto
  • Cavaquinho
  • Clarinete
  • Coro Infantil/Juvenil
  • Flauta Transversal
  • Guitarra Acústica e Eléctrica
  • Guitarra Portuguesa
  • Harpa
  • Piano
  • Saxofone
  • Trombone
  • Trompete
  • Violino
  • Violoncelo

Cursos Livres

Em todos estes cursos os alunos tem aula de Instrumento Individual + 1 Aula de Formação Musical em grupo

  • Acordeão
  • Baixo
  • Bateria
  • Canto
  • Clarinete
  • Combos
  • Cordofones
  • Coro Adulto
  • Flauta Transversal
  • Guitarra Acústica e Eléctrica
  • Harpa
  • Piano
  • Saxofone
  • Trombone
  • Trompete
  • Violino
  • Violoncelo

Cursos de Jazz

O Curso de Jazz da Valentim de Carvalho do Porto pretende desenvolver competências performativas, de liderança e de trabalho em grupo, bem como preparar os alunos para uma carreira académica a nível universitário.

A escola Valentim de Carvalho do Porto, com uma experiência de mais de 20 anos no ensino da música, reuniu nos últimos anos um corpo docente de profissionais especializados, que serve por si só como garantia do alcance dos objectivos propostos.

1º Ano 2º Ano 3º Ano
Treino Auditivo I
Instrumento I
Combo I
Orquestra (opcional)
Treino Auditivo II
Instrumento II
Combo II
Análise I
Orquestra (opcional)
Treino Auditivo III
Instrumento III
Combo III
Análise II
Harmonia ao Piano
Orquestra

 

+ info: Escola de Música Valentim de Carvalho Porto
Avenida da Boavista, 1142, 4100-113 Porto

Email: escolademusicaporto@valentim.pt
Telef.: +351 226 097 782
Tlm.: +351 917 384 471

  Competencias gerais Temas obrigatórios
ANO 0 Prep 1 Técnica básica
pentatónica
Blues
Now's the time
Watermelon Man
Mr P.C.
  Prep 2 Escala maior
Escala menor natural
Little suede Shoes
Bye Bye Blackbird
I got Rythmn
 
ANO 1 Nível 1 Dórico
Mixolídio
Menor Harmónica
Billies bounce
Autumn Leaves
Oleo
Take the A train
  Nível 2 Lídio
Frigio
Lócrio
Stolen Moments
But not for me
Ornithology
Alone together
 
ANO 2 Nível 3 Hexafona
Diminuta
Menor melódica
On green Dolphin Street
All the things you are
Someday my prince will come
There will never be another you
  Nível 4 7 da menor melódica
4 da menor melódica
Just Friends/it could happen to you
Half Nelson
Blues For Alice
Anthropology
 
ANO 3 Nível 5 Outros da m melodica
Maior Harmónica
...
Days of Wine And Roses
I Should Care
Like Someone in Love
Donna Lee
  Nível 6 Consolidação
Preparação
do concerto Final
Body and Soul
Stella By Starlight
I Remember You
Confirmation
Teoria/Afinação/Audição Ritmo
Prep 1
Notação

noção de intervalo

intervalos de 2ª e 3ª
mínimas
semínimas
colcheias
contratempos
semínimas com ponto
 
Prep 2
Construção das escalasMaiores
Grausda escala maior
intervalos (4ª, 5ª, 8ª P)
Triades maiores
Triades menores
pentatónicas
escala de blues
Escala menor natural
sincopas
tercínas
semicolcheias
tercinas/pausa
 
Nível 1
Escala menor harmónica
Escala menor melódica
intervalos (revisão + 4ª e 5ª aumentadas)
inversão de intervalos
formação de acordes
Modos da escala maior (dórico, mixolídio)
Triades diminutas, triades aumentadas


compassos simples/compostos
6/8 9/8 12/8
leitura com swing
 
Nível 2
noções de Harmonia
inversões de acordes
Tetrades
Modos da escala maior (cont. Lídio, frigio, lócrio)
intervalos (6ª e 7ª M e m)
II-V-I
progressões simples
 
 
Nível 3
Escalas hexafona
Modos da maior (revisão)
escalas m harm, blues, pentatónicas (revisão)
modulação
II-V-I menor (lócrio, 5 m harm, m natural)
linhas de baixo Blues
intervalos (revisão)


mudanças de compasso
 
Nível 4
extensões dos acordes
Escala diminuta
estrutura I've got rhythm - linha de baixo
Modos da menor melódica (7, 4)
polirritmias
 
Nível 5
intervalos superior a 8va
acordes com extensões alteradas
Compassos irregulares
 
Nível 6
Consolidação de toda a material dada...
AVALIAÇÂO GLOBAL
 

Outros Cursos

A Música é, ao mesmo tempo, uma arte e uma ciência, pelo que deve ser apreciada pela emoção e compreendida pela inteligência.

A disciplina de Acústica Musical contém os "utensílios" indispensáveis para uma compreensão básica do som e consequentemente da Música. O estudo do som musical é importante apenas porque a Música o é e porque a qualidade do som é importante para a Música.

Na Acústica Musical estudam-se não só as bases físicas da Música, mas também alguns elementos importantes de outras ciências como: anatomia, acústica arquitectural, fisiologia, psicologia, construção de instrumentos, estética, etc.

A Acústica Musical é uma disciplina  que tem como objectivos:

  • Compreender o fenómeno sonoro, desde que ele nasce até que chega ao receptor;
  • Compreender as relações existentes entre a ciência física e a arte musical;
  • Conhecer os instrumentos musicais de forma mais aprofundada;
  • Conhecer o funcionamento dos aparelhos fonador e auditivo e em especial o conjunto de sensações e percepções dependentes do estímulo acústico exterior;
  • Conhecer os problemas relacionados com as condições acústicas dos locais segundo a finalidade dos mesmos;
  • Adquirir uma formação de base que lhe permita acompanhar um ensino mais aprofundado da Acústica Musical nos diversos cursos superiores de Música.

"Fado: interpretação e repertório"

Pensado com o objectivo de promover, preservar e valorizar este género musical, o novo curso livre de “Fado: interpretação e repertório” pretende proporcionar aos formandos:

  • Aulas individuais onde se aborde o repertório, os aspectos técnicos vocais específicos, a componente interpretativa, a poética/imagética, a evolução histórica, a definição de um estilo próprio inerente a cada cantor.
  • Aulas de conjunto com os cordofones do Fado (guitarra portuguesa, guitarra clássica, baixo/contrabaixo), possibilitando recriar a experiência concreta e aperfeiçoar o improviso e a performance.
  • Apresentações para o público em geral, com o fim último de valorizar o trabalho dos formandos e viabilizar a sua auto-confiança, permitindo a ponte para a prática autónoma da actividade.

 

Pretende-se com esta oferta curricular abordar a música erudita ocidental ao longo da história numa abordagem sintetizada e acessível. Os conteúdos teóricos serão articulados e ilustrados com a audição crítica de excertos musicais.

Conteúdos

  • Duplo berço da música erudita ocidental
  • As várias músicas da Idade Média
    • música gregoriana
    • música trovadoresca
    • início da polifonia
    • ars nova
  • Polifonia Renascentista
  • Barroco
  • Classicismo
  • Romantismo
  • Música do século XX – 1º e 2º modernismos

 

Público-alvo

  • Candidatos ao Ensino Superior que pretendam realizar revisão dos conteúdos
  • Músicos amadores e curiosos que pretendam desenvolver competências de audição historicamente informada

 

Competências a adquirir

  • Identificar auditivamente
    • períodos da História da Música
    • possíveis compositores
    • instrumentação
    • alguns aspetos da teoria musical como: sistema melódico, mensuração/ compasso, forma/ fraseado, género musical, etc
  • Contextualizar histórica e musicalmente excertos musicais

 

Actividades

  • Audição de excertos
  • Discussão e reflexão sobre excertos
  • Exposição, escrita e pesquisa sobre a História da Música

FILOSOFIA SUBJACENTE ÀS SESSÕES

Aprende-se Música como se aprende a Linguagem.

As crianças necessitam de uma prolongada exposição à sua língua materna antes de conseguirem falar, ler ou escrever. Da mesma forma, as crianças precisam de ouvir uma grande variedade de música e experimentá-la muito antes de conseguirem cantar, movimentar, ler ou até criar música da forma como os adultos conhecem. Estas sessões baseadas nas "Orientações Musicais para a Infância: Observação, Sistematização e Reflexão baseadas na Teoria de Aprendizagem Musical de Edwin Gordon" pretendem criar um ambiente musical rico e acolhedor por forma que a criança interaja da forma como se sentir mais confortável. Algumas crianças serão participantes ativos, enquanto outras preferirão assistir e absorver. Embora as sessões sejam diferentes de acordo com a faixa etária e a idade musical, serão sempre incluídas canções e cantos rítmicos muito variados em termos de tonalidades e métricas. Grande parte deste material musical será apresentado sem palavras, isto é, utilizando uma sílaba neutra, uma vez que as crianças tendem a concentrar-se no texto e não no conteúdo musical. Existirão muitas oportunidades para atividades de movimento apropriadas à idade das crianças, guiando-as no sentido de movimentarem de forma fluida, contínua e relaxada. As crianças serão expostas a um vocabulário de padrões tonais e rítmicos, que podem ou não reproduzir nas sessões ou mais tarde em casa. Pontualmente, poderão ser utilizados instrumentos de percussão. Não se procuram respostas "corretas" por parte das crianças; pelo contrário, as crianças terão oportunidade de explorar o seu ambiente musical da mesma forma que lhes foi (é) dada a oportunidade de explorar a língua materna.

 

O PAPEL DOS PAIS/CUIDADORES

Os pais ou cuidadores devem participar ativamente na sessão. Devem sentar-se no círculo com as crianças e servir de modelo para as mesmas. Se os formadores se movimentarem de determinada forma durante uma canção ou canto rítmico, os adultos devem imitá-los. À medida que se vão familiarizando com as canções e cantos rítmicos, sintam-se livres de as cantar/dizer. Por favor, nunca force a sua criança a participar ou a imitar o que os formadores estão a fazer. Caso a sua criança já se consiga locomover, pode acontecer que vagueie pela sala durante a sessão. Pode, gentilmente, encorajá-la a juntar-se ao grupo, mas por favor não a force. Os formadores nunca irão intervir, a não ser que haja o risco da criança se magoar, magoar outros participantes, ou estiver a interferir com a aprendizagem dos outros.
Por favor, não traga comida, bebida ou brinquedos para a sessão. Isso poderá distrair outras crianças. Poderá deixar este tipo de objetos no bengaleiro. Se quiser, sinta-se à vontade para gravar as sessões em áudio ou pedir aos formadores para lhe enviarem uma gravação do material musical utilizado. Poderá, assim, dar a ouvir as gravações à sua criança durante a semana, procurando recriar aproximadamente o ambiente musical das sessões. Ela irá aprender mais em resultado disso. Se conseguir cantar as canções e os cantos rítmicos, por favor, não se iniba de o fazer durante a semana. Será uma mais valia! Procure criar um ambiente musical o mais rico possível para a sua criança em casa.

 

PERGUNTAS FREQUENTES

1. Porque é que os formadores utilizam tantas canções e cantos rítmicos sem palavras? Quando as canções ou cantos rítmicos são apresentados com texto às crianças, elas tendem a focar-se no texto em vez do conteúdo musical. As crianças precisam de palavras para "sobreviver" facilmente no seu ambiente social e conseguir o que querem. As recompensas face à "produção" musical são muito menos tangíveis. Portanto, as palavras tendem a ser convincentes, especialmente quando as crianças estão na fase mais importante do processo de aprendizagem da linguagem. Assim, o uso do texto no material musical pode inibir a aprendizagem musical.

2. As canções e cantos rítmicos usados nas sessões parecem tão difíceis. Tenho dificuldade em aprendê-los. Não serão também muito difíceis para as crianças? As canções que utilizamos/ensinamos são difíceis para os adultos porque os adultos não estão acostumados às tonalidades e métricas que utilizamos. Nós, adultos, passámos grande parte da nossa vida a ouvir canções em tonalidade maior e métrica binária; assim carregamos connosco essa bagagem, o que torna difícil a aprendizagem de canções noutras tonalidades (por ex., menor, dórica, mixolídia). As crianças, por outro lado, não têm a mesma bagagem que nós adultos. Elas terão tanta facilidade em aprender canções e cantos rítmicos em tonalidades e métricas não usuais como em tonalidades e métricas usuais. Inclusivamente, a aprendizagem de canções e cantos rítmicos em tonalidades não usuais poderá ajudar as crianças a entender melhor e com maior profundidade as tonalidades e métricas usuais.

3. Porque é que não se utilizam mais instrumentos nas sessões? Neste nível de aprendizagem musical, o uso intensivo de instrumentos não é apropriado. As crianças ainda não desenvolveram a coordenação motora fina necessária para tocar corretamente os instrumentos. Para além disso, as crianças tendem a responder mais facilmente a estímulos musicais produzidos pela voz humana. Alguns instrumentos surgem nas sessões para que as crianças tenham a oportunidade de explorar diferentes timbres. Outras vezes eles surgem nas sessões para diversão.

4. Estou verdadeiramente preocupado(a) porque a minha criança não participou na sessão. O que devo fazer? Relaxe. A sua criança irá participar quando se sentir preparada para o fazer. Tenha a consciência que há crianças que aprendem com a observação e com o silêncio, absorvendo as atividades que desenvolvemos na sessão. Observar em vez de participar é absolutamente normal, não significa que a sua criança não tenha interesse. Não avaliamos as crianças de acordo com a sua prestação durante a sessão. Pode parecer que as crianças que
sentam ou vagueiam silenciosamente pela sala não estão a prestar atenção mas, eventualmente, poderão demonstrar o contrário mais tarde. Forçar uma criança a participar poderá ser prejudicial. Esta pode crescer com sentimentos negativos relativamente a atividades musicais ao invés de conseguir desfrutar delas.

5. Porque é que as crianças não cantaram com os formadores? Elas ainda não estão preparadas para isso em termos de desenvolvimento. Enquanto não estiverem musicalmente preparadas, as crianças não conseguirão coordenar o seu canto com o dos adultos. Nós cantamos para as crianças e esperamos que elas, a seu tempo, tentem cantar em casa o que ouviram na sessão. À medida que a criança se vai desenvolvendo musicalmente ela irá cantar com os adultos, o que normalmente deverá acontecer por volta dos cinco anos.

 

NOTAS BIOGRÁFICAS

Ana Elisa, violoncelista e professora de música. Trabalha como professora de expressão musical com crianças dos 5 meses aos 5 anos em jardins de infância e é professora de violoncelo em diferentes escolas.

António Miguel, cantor (Vozes da Rádio), professor de voz e educação musical. É músico com crianças e adultos quer em escolas, quer em coros e outros projectos artísticos (Casa da Música).

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