A 16 de Abril de 1933 nascia em Bremen, Alemanha, uma das figuras incontornáveis da música portuguesa do século XX e uma das mais queridas também, não só entre amigos e família, como entre colegas e colaboradores profissionais da Música e do Audiovisual.
Quando Thilo Krasmann chegou a Portugal em 1957 trazia já consigo o espírito empreendedor e inovador que acabou por revolucionar o meio artístico português. Começou por ensinar música. Em 1962 fundou o Thilo's Combo e o grupo assina contrato com a Valentim de Carvalho. Além da discografia do Thilo's Combo, o contributo de Thilo Krasmann no panorama musical nacional é variado e rico. Acompanhou, no Thilo's Combo, artistas tão diversos como Sheiks, Simone de Oliveira, Mara Abrantes, Max, Duo Ouro Negro, António Calvário, entre outros tantos. Compôs e dirigiu para Revista. Orquestrou e dirigiu alguns dos maiores sucessos da música portuguesa dos anos 60 e 70 como 'Começar de novo, de Simone Oliveira, fê-lo inclusivamente nos palcos dos Festivais da Canção e da Eurovisão. Raul Solnado intitulou-o de 'pai da música portuguesa nova'.
Foi director musical do emblemático Zip-Zip (1969), apresentado por Fialho Gouveia, Carlos Cruz e Raul Solnado. Nos anos 70 co-funda a Edipim, produtora de televisão que produziu a primeira telenovela portuguesa, 'Vila Faia', para a qual escreve o argumento, em conjunto com Nicolau Breyner, e compõe música para a banda sonora.
Além de autor, compositor, músico, maestro e produtor, Thilo Krasmann é estimado e recordado como 'o alemão mais português de sempre', íntegro, amigo e luminoso (e brilhante).
Hoje completaria 85 anos. 85 anos de talento e carácter que celebramos.
Amanhã, ou como quem diz este ano ainda, embebidos na obra e no legado de Thilo Krasmann que perdura, intemporal, vamos acrescentar ao dia de hoje um testemunho do muito que celebramos, o testemunho Thilo's Combo.
Em jeito de homenagem e porque não é admissível que a musicalidade de Thilo viva confinada em memórias ao invés de se espalhar aos 4 ventos, reunimos repertório do Thilo's Combo numa edição especial.
Amanhã, ou como quem diz este ano ainda, vamos ter disco. É esperar para ver e ouvir. Por enquanto, vamos celebrar.
