Spotify | Apple Music & iTunes | Todas as plataformas
Os poetas dizem os seus poemas.
E os dizedores dizem os nossos poetas.
Entre 1959 e 1975, a Valentim de Carvalho erigiu a colecção “A Voz e o Texto”, dedicada à poesia, destacando a série “Diz Poemas da Sua Autoria”, em que os próprios poetas escolhiam e diziam a sua obra. O disco inaugural foi de David Mourão-Ferreira e o final de Mário Cesariny com Graça Lobo. Pelo meio, houve Sophia, Alexandre O’Neill, Ary dos Santos, Natália Correia, Jorge de Sena e António Gedeão, entre outros.
Chegou a altura de disponibilizar estes registos em CD e actualizar a sua voz nas vozes de alguns dos dizedores mais expressivos de hoje como Ana Brandão, Carla Bolito, Isabel Abreu, Miguel Loureiro, Pedro Lamares, Rui Portulez, Rui Spranger e Susana Menezes.
Num tempo em que a poesia atinge níveis de criação, divulgação e recepção verdadeiramente entusiasmantes, a Valentim de Carvalho retoma o seu papel incontornável de fixação da nossa cultura e do tempo em que vivemos. E por isso, além dos consagrados, abre também espaço à poesia portuguesa contemporânea.
Optámos por publicar os poemas fixados pelos poetas nas suas edições de referência, e seguir as declamações dos poetas nas actualizações feitas pelos dizedores.
Nesta edição, damos à estampa pela primeira vez o poema "Príncipe Estranho" de Sophia de Mello Breyner Andresen.