Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. + info

Notícias

"LO-FI MODA" DOS ERMO O MELHOR DISCO DE 2017

Porque é que “Lo-fi Moda” dos Ermo foi o melhor disco português de 2017?
 
Porque foi capaz de inventar uma nova música portuguesa. Mais do que isso, foi capaz de criar um universo sonoro próprio e original que não existia. Inaugurou um espaço conceptual aberto construído numa linguagem musical experimentalista, arrojada e rompedora, em que tudo soa a novo e em que o espanto cresce e se renova a cada canção que se escuta, a cada letra que se entranha. E ao mesmo tempo, há uma sensação de familiaridade e identidade tão portuguesa que se sente e transborda mais do que se identifica ou reconhece. Da música dos Ermo vê-se o mar, perde-se o pé, encontra-se um mundo poético.
Lo-Fi Moda, dos bracarenses Ermo, destacou-se como sendo um dos discos mais elogiados pela critica, encabeçando muitas das listas de melhor disco de 2017.

1º LUGAR:

BLITZ
SBSR
MÁRIO LOPES - ANTENA3
BRUNO MARTINS - ANTENA3
MÁRIO RUI VIEIRA - EXPRESSO
CANAL 180
MAZE (Rapper dos Dealema)
ISABEL LEIRÓS - ARTE FACTOS


OUTROS:

EXPRESSO (Lista dos 10 melhores)
2º VODAFONE FM
2º SANTOS DA CASA - RUC
2º PLANETA POP
2º INDIEOTA
2º PAULO LIZARDO
2º INÊS MENEZES - RADAR
2º THRESHOLD MAGAZINE

3º RADAR
3º NUNO GALOPIM - MÁQUINA DE ESCREVER
4º LUIS OLIVEIRA - ANTENA3
4º WAV MAGAZINE
4º RIMAS E BATIDAS
4º ARTE FACTOS
5º PRODUTO INTERNO BRUTAL
5º TIME OUT LISBOA
5º COMUNIDADE CULTURA E ARTE
5º LEONOR BETTENCOURT LOUREIRO - ANTENA3
6º BODYSPACE
7º ALTAMONT
7º PEDRO PAULOS - ANTENA3
7º ISILDA SANCHES - ANTENA3
9º ANTENA3
9º MINDIES


LACROIX
Sound * Ritual
“Lo-fi Moda” from duo Ermo is probably the best thing that happened to Portuguese music this past years :.
What would be expected from a duo that went on an store to buy guitars and drum kit and end up with electronic drum machines and synthesizers? Seems exactly what happened to Portuguese (Braga) duo Ermo such is the output of their music where António Costa and Bernardo Barbosa fade boundaries of genres and cliches, bringing together the poetic form of song writing (works better if you know Portuguese language), the contemporary approach to the electronic mechanisms and a bag full of creativity. Indie rock, pop, experimental hip hop, club nuances and the strange assurance of a label such NorteSul and the support of some big brands and entities that let them work freely their creative path promoting the new album “Lo-Fi Moda” through the country. It is not common in me to agree with big brands and the kind of artists they support but hats off to them in this one, it shows that is possible to preserve integrity if the artists know what they want.


BLITZ
Pronúncia do norte
«Vem tentar chegar, falhar», canta António Costa em «Vem Nadar ao Mar que Enterra» sobre bleeps dispostos dentro dos nossos ouvidos por Bernardo Barbosa. Os Ermo situam-se entre Braga e o interface digital mais próximo, num álbum que é um singular prodígio pop. Lo-Fi Modasucede ao promissor Vem Por Aqui, lançado em 2013 na então Optimus Discos. Mas há um universo de ideias de permeio. Agora, António e Bernardo apresentam uma ideia refinada de canção, com melodias que carregam história (Variações, GNR...), com um sotaque que lhes finca os pés nesta terra, e arranjos de uma profundamente imaginativa eletrónica que é universal, daqui e de todo o lado, com o erro digital a despontar – a chegar, falhar – em cada novo ângulo correto de cada tema. E não há aqui «paleio» para abafar beats chungas. Só palavras certeiras sobre beats luminosos. Rui Miguel Abreu


ARTE | FACTOS
Os Ermo podiam ter ido até muito longe, levando uma pop extraordinariamente portuguesa e idiossincrática até aos quatro cantos do mundo, como uns novos Madredeus. Mas cansaram-se. Cansaram-se de ser uma qualquer tocha para um país que as não merece, cansaram-se de dar a cara pela língua, cansaram-se de apresentar ideias novas com a cabeça nos mestres. E ainda bem que se cansaram - porque Lo-Fi Moda não soa a nada que tenha vindo do passado, o deles ou o de outros, assim como não soa ao presente em que estão. Talvez soe a futuro, um futuro longínquo onde máquina e homem são conceitos indistinguíveis. O que significa que os Ermo também se cansaram de esperar - e optaram por viver esse futuro, aqui, agora. Que palavra existe para além de "génio"? Paulo Cecílio


TIME OUT LISBOA
Os Ermo não são uma banda como as outras. A sorver o prazer da estranheza, Lo-Fi Moda é música magnética rugida das entranhas e fruída no corpo.


COMUNIDADE CULTURA E ARTE
“Lo-Fi Moda começa com um pedido. Uma poderosa batida incita ao escape, à libertação de tudo, com alguma coisa de inquietante e arriscado inerente à música mas que sabemos ser um pedido seguro. As palavras do tema convidam-nos a absorver a sua estranheza, e Ermo deixam a sua marca definitiva no panorama musical português com um trabalho progressivo e ambicioso. É rápido, de consumo quase instantâneo, e arrebata o ouvinte através de um furacão de batidas irrequietas, melodias cantadas com emoção e uma experimentação musical que mistura as fronteiras dos géneros que emula. O lugar despovoado e solitário que dá nome ao projecto bracarense parece cada vez mais apelativo.”

 

 

PRÓXIMOS CONCERTOS:

27 Janeiro - Salgado faz Anos fest! - Porto
9 Fevereiro - Clap Your Hands Say F3st - Leiria
24 Março - Tremor 2018 - Ponta Delgada

 

Partilhar: