Filipe Sambado: vídeo de "Jóia da Rotina" na selecção oficial do festival de cinema Curtas Vila do Conde, Será exibido no dia 10 de Outubro.
"Jóia da Rotina" foi o primeiro avanço para "Revezo", o mais recente disco de Filipe Sambado.
Editado em Janeiro de 2020, é uma obra de reinvenção, em que colhemos duas mãos cheias de canções capazes de atingir uma alegria pop contagiante. Em "Revezo", mergulhamos numa folk floral e contemplativa, mantendo o músculo da música de intervenção e a rudeza da música popular portuguesa, com apontamentos de folclore, em arranjos de luxúria conceptual.
Para o primeiro single, "Jóia da Rotina", Filipe Sambado e o realizador Miguel Afonso encontraram uma expressão singular, que tão bem traduz a estética e o espírito inconformado de Sambado.
Filipe Sambado:
«A ideia de novos lares, novas formas de amar e novas tradições, parecem-me ser o que salta à vista do vídeo. Xs santinhxs, os ícones kitsch e esta estética religiosa, traduzem bastante bem e introduzem a sensação de estarmos a viver num souvenir. Temos um casaco edredão, que nos protege de todos os males e nos traz todo o conforto e proteção divina. Um sofá no meio da selva ou um quarto numa loja de ímans religiosos e de traços em vias de extinção, ou com novas identidades.»
Miguel Afonso, realizador do vídeo:
«Para o vídeo de "Jóia da Rotina", procurei, por um lado, encontrar um paralelo visual para a mistura entre o tradicional e o pop que o Filipe alcançou com o novo álbum. Daí nasceu a cena do quarto com elementos católicos. A sonoridade e o tema da canção levaram-me a um exercício de leveza: elementos que estão carregados de um significado complexo - santinhos, crucifixos, a memória do ambiente do quarto da minha avó - foram perdendo o seu peso e foram-se aproximando de uma característica da canção e do álbum que me é muito querida - uma certa ausência de drama, como se absolvêssemos, através da bondade descomplicada do som do Filipe, elementos que seriam normalmente densos e dramáticos. Por outro lado, e respondendo à estranheza agradável que me provocou a união entre o conteúdo e a forma da canção - uma canção pop sobre o prazer de estar confortável em casa - procurei desenhar situações que alcançassem o mesmo nível e estilo de estranheza, que, embora estivessem coladas ao tema da música e à textura do som, estivessem ao mesmo tempo distantes de alguma representação figurativa da letra.».
"Jóia da Rotina" faz parte da selecção de Vídeos Musicais do festival internacional de cinema Curtas Vila do Conde. Será apresentado no Teatro Municipal de Vila do Conde no próximo dia 10 de Outubro.