FILOSOFIA SUBJACENTE ÀS SESSÕES
Aprende-se Música como se aprende a Linguagem.
As crianças necessitam de uma prolongada exposição à sua língua materna antes de conseguirem falar, ler ou escrever. Da mesma forma, as crianças precisam de ouvir uma grande variedade de música e experimentá-la muito antes de conseguirem cantar, movimentar, ler ou até criar música da forma como os adultos conhecem. Estas sessões baseadas nas "Orientações Musicais para a Infância: Observação, Sistematização e Reflexão baseadas na Teoria de Aprendizagem Musical de Edwin Gordon" pretendem criar um ambiente musical rico e acolhedor por forma que a criança interaja da forma como se sentir mais confortável. Algumas crianças serão participantes ativos, enquanto outras preferirão assistir e absorver. Embora as sessões sejam diferentes de acordo com a faixa etária e a idade musical, serão sempre incluídas canções e cantos rítmicos muito variados em termos de tonalidades e métricas. Grande parte deste material musical será apresentado sem palavras, isto é, utilizando uma sílaba neutra, uma vez que as crianças tendem a concentrar-se no texto e não no conteúdo musical. Existirão muitas oportunidades para atividades de movimento apropriadas à idade das crianças, guiando-as no sentido de movimentarem de forma fluida, contínua e relaxada. As crianças serão expostas a um vocabulário de padrões tonais e rítmicos, que podem ou não reproduzir nas sessões ou mais tarde em casa. Pontualmente, poderão ser utilizados instrumentos de percussão. Não se procuram respostas "corretas" por parte das crianças; pelo contrário, as crianças terão oportunidade de explorar o seu ambiente musical da mesma forma que lhes foi (é) dada a oportunidade de explorar a língua materna.
O PAPEL DOS PAIS/CUIDADORES
Os pais ou cuidadores devem participar ativamente na sessão. Devem sentar-se no círculo com as crianças e servir de modelo para as mesmas. Se os formadores se movimentarem de determinada forma durante uma canção ou canto rítmico, os adultos devem imitá-los. À medida que se vão familiarizando com as canções e cantos rítmicos, sintam-se livres de as cantar/dizer. Por favor, nunca force a sua criança a participar ou a imitar o que os formadores estão a fazer. Caso a sua criança já se consiga locomover, pode acontecer que vagueie pela sala durante a sessão. Pode, gentilmente, encorajá-la a juntar-se ao grupo, mas por favor não a force. Os formadores nunca irão intervir, a não ser que haja o risco da criança se magoar, magoar outros participantes, ou estiver a interferir com a aprendizagem dos outros.
Por favor, não traga comida, bebida ou brinquedos para a sessão. Isso poderá distrair outras crianças. Poderá deixar este tipo de objetos no bengaleiro. Se quiser, sinta-se à vontade para gravar as sessões em áudio ou pedir aos formadores para lhe enviarem uma gravação do material musical utilizado. Poderá, assim, dar a ouvir as gravações à sua criança durante a semana, procurando recriar aproximadamente o ambiente musical das sessões. Ela irá aprender mais em resultado disso. Se conseguir cantar as canções e os cantos rítmicos, por favor, não se iniba de o fazer durante a semana. Será uma mais valia! Procure criar um ambiente musical o mais rico possível para a sua criança em casa.
PERGUNTAS FREQUENTES
1. Porque é que os formadores utilizam tantas canções e cantos rítmicos sem palavras? Quando as canções ou cantos rítmicos são apresentados com texto às crianças, elas tendem a focar-se no texto em vez do conteúdo musical. As crianças precisam de palavras para "sobreviver" facilmente no seu ambiente social e conseguir o que querem. As recompensas face à "produção" musical são muito menos tangíveis. Portanto, as palavras tendem a ser convincentes, especialmente quando as crianças estão na fase mais importante do processo de aprendizagem da linguagem. Assim, o uso do texto no material musical pode inibir a aprendizagem musical.
2. As canções e cantos rítmicos usados nas sessões parecem tão difíceis. Tenho dificuldade em aprendê-los. Não serão também muito difíceis para as crianças? As canções que utilizamos/ensinamos são difíceis para os adultos porque os adultos não estão acostumados às tonalidades e métricas que utilizamos. Nós, adultos, passámos grande parte da nossa vida a ouvir canções em tonalidade maior e métrica binária; assim carregamos connosco essa bagagem, o que torna difícil a aprendizagem de canções noutras tonalidades (por ex., menor, dórica, mixolídia). As crianças, por outro lado, não têm a mesma bagagem que nós adultos. Elas terão tanta facilidade em aprender canções e cantos rítmicos em tonalidades e métricas não usuais como em tonalidades e métricas usuais. Inclusivamente, a aprendizagem de canções e cantos rítmicos em tonalidades não usuais poderá ajudar as crianças a entender melhor e com maior profundidade as tonalidades e métricas usuais.
3. Porque é que não se utilizam mais instrumentos nas sessões? Neste nível de aprendizagem musical, o uso intensivo de instrumentos não é apropriado. As crianças ainda não desenvolveram a coordenação motora fina necessária para tocar corretamente os instrumentos. Para além disso, as crianças tendem a responder mais facilmente a estímulos musicais produzidos pela voz humana. Alguns instrumentos surgem nas sessões para que as crianças tenham a oportunidade de explorar diferentes timbres. Outras vezes eles surgem nas sessões para diversão.
4. Estou verdadeiramente preocupado(a) porque a minha criança não participou na sessão. O que devo fazer? Relaxe. A sua criança irá participar quando se sentir preparada para o fazer. Tenha a consciência que há crianças que aprendem com a observação e com o silêncio, absorvendo as atividades que desenvolvemos na sessão. Observar em vez de participar é absolutamente normal, não significa que a sua criança não tenha interesse. Não avaliamos as crianças de acordo com a sua prestação durante a sessão. Pode parecer que as crianças que
sentam ou vagueiam silenciosamente pela sala não estão a prestar atenção mas, eventualmente, poderão demonstrar o contrário mais tarde. Forçar uma criança a participar poderá ser prejudicial. Esta pode crescer com sentimentos negativos relativamente a atividades musicais ao invés de conseguir desfrutar delas.
5. Porque é que as crianças não cantaram com os formadores? Elas ainda não estão preparadas para isso em termos de desenvolvimento. Enquanto não estiverem musicalmente preparadas, as crianças não conseguirão coordenar o seu canto com o dos adultos. Nós cantamos para as crianças e esperamos que elas, a seu tempo, tentem cantar em casa o que ouviram na sessão. À medida que a criança se vai desenvolvendo musicalmente ela irá cantar com os adultos, o que normalmente deverá acontecer por volta dos cinco anos.
NOTAS BIOGRÁFICAS
Ana Elisa, violoncelista e professora de música. Trabalha como professora de expressão musical com crianças dos 5 meses aos 5 anos em jardins de infância e é professora de violoncelo em diferentes escolas.
António Miguel, cantor (Vozes da Rádio), professor de voz e educação musical. É músico com crianças e adultos quer em escolas, quer em coros e outros projectos artísticos (Casa da Música).